terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Cinema

Um hobby é uma atividade de interesse de determinada pessoa, que se pratica nas horas vagas. Nas férias existem um pouco de horas vagas pra assistir alguns filmes. Cinema já foi um grande hobby, agora tem se tornado cada vez mais uma atividade séria. Não só uso as férias para assistir filmes, como também para fazer filmes.

O cinema talvez seja a mais completa das formas de manifestação artística: a literatura é o roteiro; o teatro é a atuação; a pintura e a fotografia são a cinematografia, o enquadramento e a escolha de planos; a escultura e a arquitetura podem ser o cenário; e a música é a trilha sonora. Uma coisa que reúne todas as outras coisas. É também a mais recente a ter surgido, com o que é considerado o primeiro filme da história sendo produzido em 1902.

No entanto, o cinema há muito deixou de ser apenas arte, passando ao longo do século XX ao patamar de indústria e de comércio. Isso no caso do cinema produzido em grande escala, visa-se o lucro, pois sem dinheiro não se produz mais. Em pequena escala ainda se produz cinema como arte, de forma independente, com diretores desbravadores, sem apoio, no quintal de casa; filmes que raramente ascendem a um grande público.

Uma das principais características de um hobby é o fato de não ser profissão. Uma das principais características da arte é ser marginal. O que fazer quando um dos principais objetivos passa a ser transformar um hobby em profissão, e usar dessa profissão para produzir arte? Acho que começa por saber que não será fácil, mas não desistir de tentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário