Em geral ônibus são alguns dos lugares mais inspiradores pra mim. Divago sozinho ou acompanhado, e as vezes simplesmente durmo. Apesar das reclamações de tantos, gosto deles, das lotações e das demoras... com frequência tenho até meu lugar particular em que prefiro viajar em cada diferente modelo de veículo.
Sou contra greves, quando eu for rei do Brasil proibirei todas, são prejudicadoras da ordem social e quem sofre as consequências nunca é a elite mantenedora das grandes empresas, mas sim a ralé que terá seu salário descontado pelas faltas no trabalho. Penso que existem meios, se não mais eficazes, mais vandalizadores de prejudicar os patrões em caso de embate por melhores condições.
(tenho que abrir parênteses pra explicar que sou a favor da desordem social, mas apenas em graus mais avançados, de porcaria nenhuma me adianta um semi-caos)
Agora com o fim da greve comemoram os que voltarão a usar o transporte coletivo como antes. Mas... por quanto tempo comemorarão?
A categoria representada pelo SINDIMOC conseguiu uma progressão de 10,5%, nada perto dos 40% pleiteados; no V.A. o avanço foi como proposto: 200%; e por último: nem se falou no resultado da solicitação de redução da jornada 7x1 para 6x1.
O sindicato deve pagar multa de 100 mil reais por dia de paralisação, e os motoristas e cobradores aceitaram que esse valor seja descontado de seus salários numa espécie de super-vaquinha. Além disso, terão os dias de greve considerados 'falta' e descontados de seus salários.
Será que vale a pena lutar pelos seus direitos quando não se vê mudança significativa neles? Fica a impressão de que a greve foi nada mais que uma justificativa futura a ser dada pela elite quando a passagem subir, o que deve acontecer em breve, um aumento que (podem apostar no bolão com seus colegas) será muito maior que a progressão salarial da referida classe.
O povo ficou sem ônibus, os motoristas e cobradores não sentirão praticamente diferença alguma em seus salários, nem no desempenho de suas funções, o SINDIMOC e a URBS não perderam nada com isso, e o governo tem um bom pretexto pra subir a passagem sem ter que ouvir reclamação. Quem ganhou com a greve dos ônibus?
Nenhum comentário:
Postar um comentário